- Área: 232 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Maxime Brouillet
Descrição enviada pela equipe de projeto. De autoria do escritório Canadense yh2, a TRIPYCH é uma residência cuidadosamente implantada nos arredores de um lago. O projeto desta residência composta por três pavilhões, com suas linhas nítidas e sua paleta sóbria, foi construído em um terreno íngreme com vista para um pequeno lago nas Laurentian Mountains, a 100km de Montreal.
Os arquitetos projetaram esta casa com referência em um tríptico clássico. O projeto consiste em uma peça central, que tem vista direta para o lado e dois pavilhões laterais que têm como objetivo estabelecer um contato mais íntimo com a vegetação circundante. O projeto traz a ideia da fragmentação, e evoluiu da ideia de integrar três formas discretas entre as árvores e o terreno natural.
Cada um dos três volumes foi assentado em um patamar natural do relevo. As coberturas inclinadas no sentido da centralidade da casa acentuam a declividade natural deste terreno.
A cozinha e o escritório ocupam o pavilhão central e são marcados por grandes aberturas que visam o lago. A sala de estar é acessada a partir de uma passagem de vidro para o leste. A parte com pé direito mais alto é a mesma parede que recebe a maior abertura, o que atrai os olhares para o céu lá fora. O dormitório principal, exposto ao sol matutino, foi colocado diretamente debaixo da sala de estar, aproveitando o declive natural do terreno. O acesso ao dormitório se dá a partir de uma escada escultural que parece flutuar no ar com seus degraus suspensos.
Para o oeste, um segundo pavilhão foi implantado em uma angulação diferente do restante da casa. Nele estão localizados quartos de hóspedes para amigos e familiares. Próximo à entrada da casa, a suíte de hóspedes é mais privativa que o restante do edifício, e é marcada pela troca do piso, de madeira para concreto aparente. A garagem e a entrada secundária estão localizadas um nível abaixo.
Os três pavilhões estão conectados por passagem envidraçadas, as quais criam uma separação formal entre os principais elementos do projeto. A porta principal é discretamente inserida na passagem que leva até a suíte de hóspedes. O hall de estrada recebe os mesmos acabamentos que as fachadas, o que confunde a demarcação entre o que é interior e exterior. Do lado oposto ao pavilhão central, a passagem que leva até a sala de estar dobra, para se tornar uma área para refeições, e é totalmente aberta para o exterior. A iluminação noturna é proporcionada a partir uma cobertura de alumínio que foi cuidadosamente cortado para criar uma sensação de ser um dossel florestal.
O projeto da Residência TRIPTYCH apresenta uma materialidade natural. Suas fachadas foram revestidas com pranchas de cedro orientais, tratadas para parecerem desgastadas pelo tempo. Paredes interiores e os forros são revestidas com placa de gesso ou cedro branco, enquanto os pisos são de carvalho branco ou concreto polido. As portas são amplas, com esquadrias de alumínio preto e enquadram as vistas. Uma área de pátio se estende da cozinha e do espaço de refeições em direção ao lago. A geometria do edifício cria um palco teatral para a natureza circundante.